Destacados
Principais cambios nas prestacións por desemprego (xullo 2012)
Actualizado o 28 de xullo coas modificacions a respecto dos contratos a tempo parcial e a súa compatibilidade coas prestacións

A insurrección siria no seu contexto
Stephen Gowans

Libia e os medios de comunicación "alternativos"

Libia: o Imperialismo e a Esquerda
Stephen Gowans

Khrushchev Mentiu, o libro de Grover Furr agora en inglés

Georgian Times entrevista a Grover Furr

As Tres Bagoas do Mundial

Como en Grecia: érguete e anda

Sete toneladas de Lenin en Seattle

Liberdade Arenas!

Novo couce á Historia: a OSCE aproba declarar o 23 de agosto Día das Vítimas do Estalinismo e o Nazismo

Holodomor:
Falsificando a Historia
Biblioteca
Marxista-Leninista

Textos

Quase 70% dos russos lamenta dissolução da URSS
19/12/2006
Grigori Fiodorov
O Diário 17.12.06




Hoje, 68% dos russos, 59% dos ucranianos e 52% dos bielorussos lamentam a dissolução da URSS. Estes são os resultados de uma investigação sociológica levada a cabo em final de Novembro de 2006, pelo consórcio internacional “Monitor Euro-asiático” na Rússia, Bielo-Rússia e Ucrânia, por ocasião do décimo quinto aniversário dos acordos de Bielovezh. [1]

Como informou em conferência de imprensa em Moscovo, Igor Zadorin, responsável pelo grupo de investigação TSIRKON, promotor do estudo nos três países, cerca de metade dos inquiridos considera que a dissolução da URSS podia ter-se evitdo. Este sentimento está totalmente em desacordo com a opinião manifestada em Rossiskaya Gazeta pelo principal culpado da desintegração, Boris Yeltsin. À pergunta do jornalista, se considerava inevitável o processo de transformação da URRS em CEI, Yeltsin respondeu com a maior das tranquilidades: “Sem dúvida”.

Os povos destes países, como o demonstra o estudo sociológico, são de opinião completamente diferente, pois salientam uma vez mais que os acordos de Bielozevh foram um complot criminoso das elites no poder sem levarem em conta a opinião do povo, que não interessava para nada aos conspiradores.

Sobre isto, os sociólogos de “Monitor Euro-asiático” perguntaram aos inquiridos qual seria a sua postura num eventual referendo onde se perguntasse a possibilidade de uma nova união. 51% dos habitantes da Rússia, 4% dos ucranianos e 36% dos bielorussos votariam afirmativamente.

Aos inquiridos propunha-se-lhes escolher entre as diferentes variantes para a futura integração do espaço pós-soviético (uma URSS renovada, a unificação da Federação Russa, Ucrânia, Bielo-Rússia e Kazaquistão, e incluindo a integração na União Europeia). As opiniões, como é lógico, não coincidiram. No entanto, como informa no Strana.ru, Valeri Fiodorov, presidente do Centro de Estudos Russos de Opinião Pública (CEROP), o serviço sociológico mais importante da Rússia, mostrou-se de acordo em que o mais provável fosse fosse os russos apoiarem um projecto de integração pós-soviético (por exemplo a união da Rússia Bielo-Rússia, Ucrânia e Cazaquistão), se o governo russo o iniciasse e assegurasse a sua realização prática e o seu suporte informativo.

Em cada um dos países, o estudo foi elaborado por institutos sociológicos locais, com uma amostra representativa entre 1.200 e 2.000 pessoas. Na Bielo-Rússia o estudo foi feito pelo laboratório sociológico de Minsk “Novak”, na Rússia pelo CEROP e TSIRKON e na Ucrânia pelo Reseach & Branding Group de Kiev.


Notas:
[1] Refere-se ao acordo assinado pelos presidentes a Rússia, Ucrânia e Bielo-Rússia na floresta de Bielozevh, nos arredores de Brest, na Bielo-Rússia em 8 de Dezembro de 1991, que pressupunha a liquidação formal da URSS e ignorava completamente a vontade popular expressa no referendo de 17 de Março de 1991, sobre a manutenção da URSS.

Etiquetas:

0 Comments:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

<< Início
 
Contacto
Música ESONS
Última actualización (13/09/12):
Il Nostro Rancore, Trade Unions
Poesia VERSOS DE COMBATE
Última actualización (24/8/12):
Amencer, Florencio Delgado Gurriarán
Tradutor-Translator-Переводчик-Übersetzer
Arquivo
Pesquisas

ENP Estoutras Notas Políticas. Resolución 1024x768
ecoestadistica.com